LEGEO

O Laboratório de Ensino de Geografia, instalado no CAp/UERJ, abriga o Grupo de Pesquisa em Educação Geográfica, GPEG.

As linhas de pesquisa desenvolvidas pelo GPEG (Grupo de Pesquisas em Educação Geográfica) tem como foco comum o desenvolvimento de estratégias metodológicas que possam colaborar com as práticas cotidianas de Educação Geográfica nos estabelecimentos de ensino, com efeitos multiplicadores na sociedade um todo.

Linhas de Pesquisa

A Metodologia de Seminários como Estratégia de Autonomização Discente

Coordenador: Profº. Drº. Augusto César Pinheiro da Silva

Cartografia Escolar: currículo, metodologias e recursos didáticos

Coordenadores: Profº. Drº. Cesar Alvarez Campos de Oliveira e Profº. Ms. Ronaldo Goulart Duarte

A Produção Audiovisual no Ensino Básico: a Linguagem Imagética como Recurso para a Educação Geográfica

Coordenadores: Profª. Drª. Rejane Cristina de Araujo Rodrigues e Profº. Ms. Fábio Tadeu Santana

Professores/pesquisadores

Augusto César Pinheiro da Silva é professor, com graduação, mestrado e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Realizou o pós-doutorado em Geografia Política e Ensino de Ciências Sociais na Universidad Autónoma de Madrid (UAM) entre 2009 e 2010. Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), onde ocupa o cargo de coordenador da pós-graduação em Geografia (PGE), é professor do CAp-UERJ e pesquisador da FAPERJ, lider do grupo de pesquisa GeTERJ (Gestão Territorial no Estado do Rio de Janeiro), orientando alunos PIBIC e mestrandos diversos.

Cesar Alvarez Campos de Oliveira é professor formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e é autor do livro paradidático Cuba em Perspectiva.

Fabio Tadeu de Macedo Santana é professor, mestre, formado pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente, trabalha no CAp/UERJ e na Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek - FAETEC e é autor do livro Didático Rio de Janeiro: Estado e Metrópole.

Rejane Cristina de Araujo Rodrigues é professora, doutora, formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Trabalhando atualmente no CAp/UERJ, e na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, tem larga experiência docente no ensino básico e na formação de professores em geografia.


Ronaldo Goulart Duarte é professor formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com mestrado pela mesma universidade, e é doutorando no Programa de Geografia Humana da USP. Possui grande e diversificada experiência de trabalho nas redes pública e privada de ensino, além de atuação regular ministrando disciplinas de graduação, no campo da formação de professores de Geografia.

Bolsistas:

Bolsistas ICJr - Marcos Antônio Nunes Gonçalves Junior - 3º ano EM - CAp/UERJ | Pérola Baqueiro Quesada - 2º ano EM - CAp/UERJ | Matheus Luiz Soares Oliveira - 3º Ano EM - CAp/UERJ | Beatriz Rodrigues Oliveira - 2º Ano EM - CAp/UERJ

Voluntários - Prof. Leopoldo Carrielo Erthal - Graduação em Geografia - PUC-Rio | Raphael Figueira Chiote Alves de Oliveira - Graduação em Geografia - UERJ

Ex-bolsistas e ex-voluntários do grupo LEGEO • Joana Alvarez Vilarinhos | Lucas da Silva Pacobahyba | Elisa Nesi Rocha | Guilherme Félix Machado Filho | Tiago Gallego | Pedro Peres Barrocas | Victor Barreto Cabral de Melo Saulo Aguiar Siqueira - Graduação em Geografia - UERJ

LEGEO - Fotos