TUTORIAIS

TUTORIAIS DAS PÁGINAS VIRTUAIS

Para acessar as páginas virtuais, clique nos links em azul, na coluna direita do blog.


1) IBGE • Países@

Sítio com grande número de informações atualizadas acerca da demografia, economia, sociedade e meio ambiente, sobre cada um dos países do mundo, contendo inclusive mapas, bandeiras, hinos nacionais, e fotos dessas nações. O endereço remete a uma primeira página, na qual o usuário pode optar pelas versões em português, inglês e espanhol. Em seguida, temos acesso à tela inicial, que contém um mapa político interativo do planeta. Nesse mapa é possível clicar sobre o território de qualquer país desejado e abre-se, então, uma primeira janela com informações. Acima da janela há uma barra de menus interativa na qual os tópicos são:

Síntese: apresenta informações gerais sobre cada país tais como população língua e capital. Também contém um pequeno ícone quadrangular que, ao ser clicado, abre outra janela em que é apresentado um resumo histórico com as origens deste país e com os principais fatos lá acontecidos. Há também um ícone que abre um mapa do país, que pode ser ampliado;

População: apresenta informações específicas sobre a demografia no país, tais como população masculina, feminina, índice de mortalidade e natalidade entre outros;

Indicadores sociais: apresenta o IDH (índice de desenvolvimento humano), esperança de vida, taxa de alfabetização e outras informações referentes à qualidade de vida da sociedade local;

Economia: apresenta o total do PIB, bruto e per capita, os investimentos em desenvolvimento, a população de 15 anos ou mais economicamente ativa, entre outros indicadores;

Redes: informa o número de pessoas que tem acesso às redes de comunicação, tais como telefone, internet e celular;

Meio Ambiente: informa as áreas florestadas protegidas e também a produção de gás natural e de petróleo, além de outras informações sobre o uso do solo;

Objetivos do Milênio: nesse menu, idêntico para todos os países, encontramos a lista das metas econômicas, sociais e ambientais estabelecidas pela ONU, no início dos anos de 1990, para o ano de 2015.


2) Evolução e Ocupação Urbana

O site traz, por meio de ilustrações e mapas, a evolução da ocupação urbana de determinadas áreas da cidade do Rio de Janeiro, como a Zona Portuária, o Corcovado e o bairro de Copacabana. Na página inicial encontram-se os links: "ilustrações", "mapas" e "ficha técnica", e na parte inferior: "mapa do site" e "fechar". 

Ilustrações: 

1° - Ao clicar em ilustrações, abrirá um novo link: “um passeio no tempo”, que deverá ser acessado. 
2° - Aparecerão cinco links: Arcos da Lapa, Praça XV, Largo da Carioca, Porto do Rio e Copacabana. Ao acessar um deles, abrirá uma página com um infográfico, que evidencia a evolução urbana da área ao apertar o play, também permitindo a ampliação das imagens. 
3° - Abaixo das imagens existem quatro links, entre eles, “histórico", que dá um panorama geral da história da região e “download”, onde pode-se obter as imagens que constituem o infográfico e papel de parede. 

Mapas: 

1° - Ao clicar em mapas irá abrir o link “Rio 500 anos”, que deverá ser acessado, abrindo sete novos links: Maracanã, Centro, Marina da Glória, Lagoa, Copacabana, Zona Portuária e Corcovado. 
2° - Ao selecionar um destes links, abrirá uma página com o mapa da cidade, onde a área selecionada estará marcada com um botão vermelho, que deverá ser acessado. 
3° - Surgirá um infográfico que evidencia, por meio de mapas, a ocupação da região, existindo a possibilidade de vermos, também, as áreas que foram aterradas. 
4° - Abaixo do infográfico há o histórico da área, onde há a possibilidade de se fazer downloads. Também podem ser acessados os links da página anterior. 

Ficha técnica: Onde estão especificados os envolvidos no projeto. 
Mapa do Site: Todas as seções do site estão esquematizadas e podem ser acessadas de modo mais simples.


3) Biblioteca Digital de Cartografia Histórica da USP

O site, de início, mostra o resumo do seu conteúdo e algumas informações sobre a qualidade do material apresentado, como, por exemplo, a explicação de que seus mapas são digitalizados em alta resolução, destacando aspectos do seu acervo de dados, onde está incluído material do Banco Santos. Na lateral esquerda do site encontramos uma barra com os tópicos Menu Principal, Acervo e Pesquisa, conforme detalharemos abaixo:

a) Menu principal: Neste tópico estão as coleções principais do site, como a do Banco Santos e a do Almirante Max Justo Guedes. Ao clicar em uma delas aparece a história de cada uma das coleções, de seus criadores e também algumas curiosidades sobre as mesmas. 

b) Acervo: Este tópico facilita bastante a pesquisa, pois nele podemos especificar o que buscamos, clicando na opção referente aos mapas oferecidos no site, que estão entre: 

• Título - Mapa requerido; 
• Autor - inclusive os sem autoria; 
• Data - Período entre 1556 a 1614; 
• Assunto - Divisão Política, Hidrografia e Topografia, por exemplo; 
• Área Geográfica - África, América e Região Amazônica; 
• Escolas - Alemã, Anglo-americana, Francesa e as de famílias como a de Wit e a de Roussin, por exemplo.

c) Pesquisa: Neste tópico encontramos os tipos de pesquisa disponíveis, que estão divididas da seguinte maneira: 

Geral: Nos permite pesquisar digitando o nome, assunto ou algo diverso, relacionado ao mapa que queremos encontrar. Neste tipo de pesquisa não precisamos, necessariamente, digitar a frase exata do nome do mapa para encontrá-lo. Basta apenas uma palavra, que exista na sua descrição, para que possamos identificá-lo; 

Pesquisa Avançada: Possibilita uma filtragem da pesquisa relacionada a diferentes aspectos do mapa, com uma ampla gama de possibilidades. Esta opção permite ao usuário pesquisar através do idioma ou do período de tempo do mapa desejado, abrindo a possibilidade, também, de se pesquisar em diferentes "campos" de busca, como, por exemplo, título, autor, editora, área geográfica e assunto; 

Mapas Digitais: Opção mais simples da pesquisa, onde dentro do tópico de busca podemos escrever o nome do mapa digital que queremos, ou parte dele, para encontrá-lo. 



4) GeoIdeias 

O sítio contém materiais tais como artigos relacionados com a geografia, trazendo informações sobre clima, vegetação, geopolítica e outros. Também apresenta alguns mapas sobre assuntos diversos e alguns livros disponíveis para download. O endereço indicado remete à página inicial, contendo um resumo geral do conteúdo desse sitio e materiais diversos que podem ser baixados da página. 

Nesta primeira página também aparecem barras laterais verticais, cada uma com diversos menus, destacados em azul: Principal, Pesquisar, Política, MEC e IBGE, cada um contendo tópicos sobre seus respectivos assuntos. 

No menu Principal existem os seguintes tópicos: 

Home: Remete à página inicial; 


Artigos: Apresenta uma lista de artigos relacionados a variados temas relacionados à geografia: “Vegetação do Brasil”, “Clima”, “O que é Geopolítica”, “Rio+20” e “Regime de ocupação do solo e exploração florestal na Região Amazônica”; 


Mapas: Apresenta diferentes títulos de mapa, tais como “Mapa da Espanha” e “Mapa Antigo da América Latina”. Ao clicar neles aparece uma carta geográfica de boa definição gráfica sobre o tema; 


Livros: Lista diferentes livros digitais direcionados aos professores, principalmente os de Geografia. Todos os livros apresentados estão disponíveis para download. 

Os demais menus remetem a outros sítios na internet, com notícias atualizadas referentes ao respectivo tema ou instituição. O menu pesquisar oferece o recurso de busca de conteúdo no sitio eletrônico. 


5) Brasil Visto do Espaço 

O site apresenta imagens de satélite do Brasil, as quais podem ser acessadas e vistas com mais detalhes. 

Barra Lateral: 

· “Interpretação dos Mosaicos”: Nessa seção estão especificados os índices para a interpretação das imagens do site. 

· “Informações Técnicas”: Nessa seção são mostradas as fontes das imagens, como foram construídas, como navegar nas imagens e a bibliografia. 

· “Versões da coleção”: Especifica e compara as versões do projeto em CD e as disponíveis na internet. 

· “Fale Conosco”: Onde é possível o envio de perguntas ou comentários. 

· “FAQ”: Onde estão as perguntas mais frequentes sobre o site e as suas respostas. 

· “Reportagens”: Nessa seção estão especificadas as reportagens sobre o projeto e, caso seja na internet, seu link. 

Página Principal: 

· Na página inicial há uma imagem de satélite do país, com linhas que o dividem em estados. Cada um desses estados pode ser clicado e assim uma nova página se abre. 

· Nessa nova página, aparece apenas a imagem de satélite do estado e um sistema de coordenadas. Clique na imagem caso deseje vê-la com mais detalhes. Também é possível buscar pelos municípios, clicando no link, na parte superior da imagem, “consulta por município”. Assim, a imagem poderá ser vista com mais detalhes e explorada, por meio das setas na parte inferior da página. 


6) WorldMapper

O site, que está em inglês, contém um grande acervo de mapas que utilizam a anamorfose, técnica que distorce a representação cartográfica de acordo com seu tema, para retratar diversos fenômenos, como população total ou usuários da internet. 

Na parte superior do site, estão os menus: Home, Map Categories, Thumbnail Index, A-Z Map Index, About World Mapper e Help. 

Home: Direciona à página inicial, onde estão algumas miniaturas dos mapas do acervo que podem ser acessados. 

Map Categories: Nesse link os mapas estão organizados de acordo com a sua categoria (por assunto). 

Thumbnail Index: Aqui os mapas estão dispostos em miniaturas. 

A-Z Map Index: Nesse link os mapas estão organizados de acordo com a nomenclatura recebida, em ordem alfabética. 

Para acessar os mapas nos menus citados acima, basta apenas clicar no link que uma nova página aparecerá com o mapa e um texto explicando as deformações realizadas nos mapas. 

Logo abaixo do mapa, existe uma lista de tópicos que dão acesso a um grande número de informações e imagens interativas: 

No primeiro tópico, pode-se obter o mapa em um pôster no formato pdf. 

No segundo, é possível acessar um mapa que mostra os nomes dos países ao passar o mouse por cima deles, além de outro mapa, sobre o mesmo tema, em anamorfose, possibilitando a comparação. 

No terceiro, está disponível o mapa interativo, por tema, que permite visualizar os países isoladamente, de forma ampliada. Ao clicar nesse mapa uma nova página se abre com ele, mas com a sua versão interativa, sendo possível dar zoom nos países para uma melhor observação. 

No quarto tópico, estão disponíveis para download os dados dos mapas em formato Excel e em Opendoc. 

No quinto, estão disponíveis as notas técnicas, importantes para entender os critérios de confecção da anamorfose e sobre os dados utilizados para representar aquele tema. 

No sexto, pode ser visualizada a imagem da anamorfose em alta resolução. 

No sétimo, encontra-se a página com os dados utilizados para a elaboração da representação. 

Por fim, no último tópico, está disponível um mapa, em animação, da representação em anamorfose. A animação consiste em usar como referência um mapa com a representação das superfícies terrestres usando projeção cartográfica adequada e a subseqüente transformação para o formato da anamorfose. 


7) Atlas da Questão Agrária

O site faz parte de uma tese de doutorado, desenvolvida no programa de pós-graduação pesquisas e projetos de reforma agrária. Nele encontram-se uma série de textos explicando assuntos relacionados à questão agrária no Brasil, somados a diversos mapas que ilustram tais textos. 
Na página inicial encontra-se um texto introdutório que apresenta as principais seções e funcionalidades do sítio. Na parte esquerda da tela há uma barra lateral, dividida da seguinte forma: Atlas, Cartografia Geográfica Critica, Espaço Geográfico e Território e, por último, Suporte à Cartografia Geográfica. 

A seção mais importante desse endereço eletrônico é a que fica no alto dessa barra lateral, a seção Mapas. Nela se encontram mapas interativos de diversos temas relacionados à questão agrária. 

Para utilizar esses mapas devemos seguir os seguintes procedimentos: 



1º. Na barra lateral clicar em mapas; 

2º. Escolher um tema (Ex: Estruturas Fundiária); 
3º. Escolher um tema (Ex: IBGE, INCRA ou INCRA X IBGE); 
4º. Uma nova janela se abrirá; 
5º. Selecione entre as opções de dados (Ex.: Índice de Gini [1992] ou área de posse) e ligar ou desligar certas informações (Ex.: Amazônia legal ou capitais estaduais e DF); 
6º. Caso deseje, no canto inferior há a opção de ampliar o mapa. 


As demais seções apresentam textos bastante extensos sobre cada tema, ilustrados por mapas, tabelas e gráficos:

Atlas: Está subdividido em várias seções sobre diversos temas, como: A Questão Agrária, Configuração Territorial, Estrutura fundiária, entre outros;

Cartografia Geográfica Crítica: Nessa seção encontram-se diversos textos abordando a cartografia, com propostas teórico-metodológicas e leitura desconstrucionista do mapa;

Espaço Geográfico e Território: Há um texto onde é definido as concepções de espaço geográfico e território utilizadas no projeto;

Suporte à Cartografia Geográfica: Há, nessa seção, a possibilidade de realizar downloads dos mapas do atlas e a tese do atlas, além das referências bibliográficas. Há possibilidade de enviar criticas ou sugestões.



8) Programa EducaSere

O projeto consiste na elaboração de mosaicos e cartas imagens, através do sensoriamento remoto, constituindo um acervo para material didático.

Na página inicial existe uma barra lateral, com vários menus, mas apresentaremos apenas aqueles que consideramos pertinentes para o nosso propósito.

- Barra Lateral:

Apresentação”: Encontra-se uma explicação acerca do projeto.

Cartas Imagem”: Selecionando esse menu, aparecem duas opções: cidades brasileiras e capitais brasileiras. Ao clicar em uma das opções, uma série de links para as cartas imagem das cidades aparecem. Mas a partir dessa coordenada, apenas uma imagem de baixa resolução é exibida, não sendo apropriada para utilização em sala de aula. Porém, estas imagens estão disponíveis para download, em qualidade superior de resolução, na barra “downloads”, conforme indicado abaixo.

Mosaicos”: Ao selecionar esse menu, surgem novos links, que dão acesso aos mosaicos, mas que, também, apresentam baixa resolução.

Apostila”: Encontra-se uma apostila sobre uma série de temas relacionados ao sensoriamento remoto.

Downloads”: Encontram-se as cartas imagens e mosaicos para download, desta vez em alta resolução.

Tutorial”: Nessa seção encontram-se tutoriais que funcionam como aulas sobre temas como, por exemplo, geoprocessamento, que servem de base para o uso das cartas imagens e mosaicos. Os arquivos estão em pdf e são acessados diretamente no site, sendo necessário a instalação do sofware Spring que está disponível no próprio site.